Resumo

Circunscrito ao debate da organização do trabalho pedagógico na escola, o evento busca discutir sua organização, atores e políticas públicas que a subsidiam. Como espaço de reflexão, buscar-se-á debater a formação humana enquanto possível ancoragem da definição de qualidade e formas de organização do trabalho pedagógico. Em contexto de suspensão das atividades presenciais, a dinâmica ocorrerá virtualmente por meio de webinar em três noites, das 19h às 21h, contando com uma abertura para debate da formação humana, uma mesa-redonda para debate de formas de organização do currículo e das práticas e uma palestra de encerramento para debate da conjuntura, pensando os limites e possibilidades de ação das escolas hoje. Estima-se que, com a realização do evento em pauta, futuros professores, professores em exercício, outros profissionais da educação e pesquisadores da área possam ampliar e aprofundar seu horizonte reflexivo com vistas à construção de ações para a atuação na escola pública.

Certificação

Os participantes devidamente inscritos e que participarem das três atividades do evento receberão certificado de participação.

Apresentação

No Brasil, nas últimas décadas, tem se consolidado a defesa de uma escola pública de qualidade. Tanto no campo progressista quanto no conservador, o discurso pela defesa da melhoria na qualidade da escola pública está posto e é pautado como meta em diversos documentos e proposições políticas. Todavia, em dependência de sua ancoragem responde a diferentes delineamentos teórico-políticos, com divergências de fundo que marcam um ou outro discurso.

A disputa pelo sentido de qualidade a ser assumido está posta e é importante por marcar a natureza e objetivo dos projetos propostos (ALMEIDA; BETINI, 2016). Seja como base para a elaboração de políticas públicas, seja para referenciar a organização do trabalho pedagógico das escolas, a definição da ancoragem do debate e dos objetivos a serem buscados é essencial.

A multidimensionalidade do fenômeno educativo mesmo conhecida, nem sempre é considerada nos processos que analisam a natureza da escola e a construção de sua qualidade (DALBEN; ALMEIDA, 2015; SORDI; VARANI. MENDES, 2017). Nesse sentido, é impossível falarmos em qualidade da educação sem a tomarmos em suas diversas dimensões constitutivas, o que exige, dentre outras problematizações, pensarmos: (1) na  definição do que vem a ser qualidade; (2) nas condições concretas que as escolas possuem para construir seu trabalho; (3) na relação entre as políticas públicas e o desenvolvimento das experiências de organização do trabalho pedagógico nas escolas e (4) modelos de avaliação que abarquem a multidimensionalidade do fenômeno.

Circunscrito a esse debate e vislumbrando construir uma agenda de discussões que abranja tanto o exame da qualidade da escola propriamente dita quanto sua organização, atores e políticas públicas que a subsidiam, o presente evento pretende proporcionar um espaço de reflexão e debate que indague as bases de ancoragem da organização do trabalho pedagógico na escola em busca da construção de uma qualidade socialmente referenciada. Idealizado como um evento com diferentes edições, essa primeira organização propõe a discussão das bases que subsidiam a construção de qualidade na escola, tomando a formação humana como norte almejado.

A formação humana defendida assenta-se sobre a premissa da omnilateralidade do ser humano (MANACORDA, 2010), o qual é visto como sujeito histórico capaz de refletir criticamente sobre sua realidade social e transformá-la rumo a relações sociais mais humanas e justas (ARROYO, 1991; FREIRE, 2011).

Esperamos, com a presente ação, construir um espaço de compartilhamento e produção de conhecimento. Mais que um debate acadêmico, desejamos que as discussões envolvam os diversos interessados na questão, abrangendo os profissionais da educação e estudantes de uma forma mais ampla, de modo a colocar em análise não apenas o ideal e os contornos dos projetos ora propostos, como as concretizações possíveis e experimentadas nas e pelas escolas.

Referências

ALMEIDA, L. C.; BETINI, G. A. A qualidade da escola: Debatendo princípios rumo à construção de uma qualidade socialmente referenciada. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa-RIEE, v. 9, n. 2, p. 49-63, 2016.

ARROYO, M. Revendo os vínculos entre trabalho e educação: elementos materiais da formação humana. In: SILVA, T. T. da (Org.). Trabalho, educação e prática social. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991. p. 163-216.

DALBEN, A.; ALMEIDA, L. C. Para uma avaliação de larga escala multidimensional. Estudos em Avaliação Educacional (Impresso) , v. 26, p. 12-28, 2015.

SORDI, M. R. L.; VARANI, A.; MENDES, G. S. C. V. (Orgs.). Qualidade(s) da escola pública: reinventando a avaliação como resistência. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017.

FREIRE, P. Educação e Mudança. 34ª ed. rev. e atual. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2011.

MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna. 2ª ed. Campinas/SP: Editora Alínea, 2010.